PARA COMEÇAR | PRÉ-REQUISITOS | AMBIENTE E TELAS | RESUMO | TESTE SIMULADO

Caro(a) Candidato(a),

No próximo dia 28 de março, você realizará a sua prova para I EXAME DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIÁRIO DE RESIDÊNCIA JURÍDICA - EDITAL N° 001/2021, conforme orientações previamente publicadas em Editais e Tutoriais, e a serem fornecidas no Cartão de Convocação para as Provas, a ser divulgado no dia 25 de março, a partir das 16h.

Em razão do cenário atual decorrente da Pandemia da Covid-19, bem como em respeito às orientações dos órgãos de saúde competentes, o processo seletivo será on-line. Ou seja, você não precisará se deslocar para um local físico de provas. O mais importante, neste momento, é garantir que todos estejam em segurança.

Para melhor compreensão e segurança na realização do seu Processo Seletivo, você poderá realizar um breve Teste Simulado de acesso à prova, visando se familiarizar com a plataforma.

Estaremos disponíveis para atendê-lo durante o Teste Simulado de Plataforma, para tirar quaisquer outras dúvidas de Edital, por meio do número de WhatsApp apresentado em seu Cartão de Convocação.

No horário e durante a Prova, você NÃO terá acesso ao atendimento em caso de problemas ou dúvidas na operação da plataforma.

Fique atento(a) às orientações para a Prova Online:

 

PARA COMEÇAR

O candidato deverá utilizar desktop ou laptop, que opere exclusivamente com sistema operacional Windows, dotado de câmera (ATENÇÃO NÃO pode ser aplicativo de webcam). O microfone deve ser integrado(interno), PARA CAPTURA DE SOM AMBIENTE, todos em pleno funcionamento, e conectados à internet (mínimo de 10 MB), via cabo, preferencialmente,

O ambiente escolhido para a realização da prova deve ser silencioso e iluminado. Para garantir que o Processo Seletivo seja idôneo e transparente, durante todo o período de avaliação o candidato será monitorado pelo sistema, devendo sempre manter o rosto visível e enquadrado e na frente do computador/webcam. Todas as imagens capturadas serão analisadas e salvas para a avaliação de reconhecimento facial e postura do candidato.

Outro ponto muito importante: você deve estar sozinho(a) no local de Prova escolhido.

ANTES DO DIA DA PROVA, QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS?

Instale no seu desktop ou laptop o programa Safe Exam Browser - versão 2.4(versão homologada). Para isso, clique no Tutorial de Instalação do SEB, disponível no site de inscrições, seguindo todas as etapas de instalação, no link: http://www.consultec.com.br/ava/visitaambiente/tutorial-instalacao-browser.pdf.

ATENÇÃO: Apenas a versão 2.4 é compatível com o sistema de prova e será válida, devendo obrigatoriamente ser instalada em computador com sistema operacional Windows. Caso você já o tenha instalado a partir de outro link, realize a desinstalação e reinstale na versão correta. Certifique-se de não ter instalado outras versões!. Desative ou pause as atualizações automáticas de Windows (Windows update) do seu equipamento.

IMPORTANTE!
Esse browser bloqueia a visualização de todas as janelas ativas, garantindo a segurança do seu processo seletivo. Por este motivo, é importante instalar o programa com antecedência. O Safe Exam Browser 2.4 é parte integrante do sistema de prova on-line. Sem a instalação da versão correta, NÃO será possível realizar a prova.

VEJA O VÍDEO DE INSTALAÇÃO DO Safe Exam Browser 2.4 clicando aqui.

AMBIENTE E TELAS

Para ter mais detalhes sobre as telas da plataforma de provas, acesse o Tutorial de Acesso ao Ambiente Online, disponível no site de Inscrições:  http://www.consultec.com.br/ava/visitaambiente/tutorial-acesso-provaonline.pdf

Importante relembrar!

O sistema solicita o cadastro da foto. Para tanto, o candidato clica em “tirar foto, “Salvar” ou “Tirar nova foto”, para a captura da sua imagem para reconhecimento facial. Portanto, o cadastro de uma boa foto de registro inicial é essencial, possibilitando que o sistema o identifique, evitando, durante a prova, atrasos na sua execução. Caso já tenha realizado um processo seletivo na Plataforma da Consultec, o sistema não irá tirar um nova foto. Caso realize o teste simulado, a foto utilizada será a mesma desta ocasião. Caso não realize o Simulado, a foto será capturada no dia da sua prova.

Condições para a captura de imagens fidedignas:
a) Ter uma boa iluminação do ambiente (luz acesa de preferência);
b) Evitar iluminação indireta, diagonal ou contraluz;
c) Enquadrar o rosto inteiro (visão frontal);
d) Evitar fotos capturadas com baixa luminosidade, ou com sombra ou nevoa.

O candidato deverá ler as Instruções de Prova e clicar em “Concordo com as Instruções” e depois clica em “Iniciar Prova Online”.

O candidato deverá salvar a sua resposta a cada questão finalizada. Não aguarde o final do tempo de prova para realizar o salvamento de suas questões.

As questões subjetivas devem ser salvas durante todo o tempo regular de prova em que estiver sendo redigida, ou seja, antes do seu final, caso contrário o candidato será automaticamente eliminado do Processo Seletivo por ausência.

O candidato deverá formalizar a entrega da sua prova, para ser capturada e validada pelo sistema, clicando em “Entregar Prova”. A qualidade da conexão de internet utilizada, ou à sua queda, pode interferir na exatidão do cronômetro durante a prova, logo não aguarde o tempo final de prova para formalizar a entrega.

ATENÇÃO! Ao final do horário de término da sua prova, ela será automaticamente finalizada pelo sistema.

ATENÇÃO PARA O RESUMO!

Para a realização da Prova Online no AMBIENTE VIRTUAL DE AVALIAÇÃO -  AVA será necessário acessar o Cartão de Convocação, por meio do meio do link da seleção: https://www.aietec.com.br/inscbd/2005insc/main_concurso.php?id_concurso=306202&aba=consultas

Na data da prova, o candidato deve estar disponível, com antecedência segura do horário de início da prova, para melhor ambientação. Lembramos que a Plataforma só abrirá às 9h (Horário de Brasília). Será fornecida uma tolerância de 15 minutos para entrada e acesso às Provas On-line.

O candidato deve acessar o link, login e senha fornecidos exclusivamente pelo Cartão de Convocação e estar preparado com:

- Computador (desktop ou notebook).que opere exclusivamente no Sistema Operacional Windows, sem programas de acesso remoto instalados e programas de antivírus instalados ou habilitados.

- Navegadores habilitados Google Chrome ou Mozilla Firefox.

- Câmera (webcam) integrada (Recomenda-se que o candidato realize teste de webcam nos navegadores habilitados, pelo site https://pt.webcamtests.com/

- Microfone integrado (interno) liberado, para captura de som ambiente, não use fones de ouvido.

- Conexão de internet adequada e estável (Mínimo de 10M, de preferência a cabo) - Programa SEB - Safe Exam – versão 2.4 Browser Seguro, previamente instalado.

QUER FAZER UM TESTE DA PLATAFORMA ONLINE ANTES DA PROVA?

Para testar a plataforma e entender como ela funciona, basta realizar a instalação do SEB - Safe Exam – versão 2.4 e seguir os passos informados nos tutoriais acima citados.

ATENÇÃO! O teste não tem valor avaliativo, portanto, não haverá correção das respostas e não é obrigatório.

O Teste Simulado poderá ser realizado nos seguintes momentos à sua escolha:

Dia 27 de março (sábado) das 9 às 13h e das 14 às 18h

OBS.: Não é necessário permanecer durante todo o teste dentro da plataforma.
No horário e durante o Teste Simulado de Plataforma você terá acesso ao atendimento via Whatsapp, número comunicado na parte superior do seu Cartão de Convocação, em caso de problemas ou dúvidas na operação da plataforma.

- - - - -

IMPORTANTE!
O passo a passo para participar do Teste Simulado de Plataforma e para participar da Prova, são os mesmos. Então, sugerimos que faça o teste como se estivesse no dia da prova oficial, exatamente nas mesmas condições (mesmo computador, mesma câmera, iluminação adequada, mesmo ambiente etc.), para compreender todo o processo e funcionalidades do sistema, utilizando os mesmos dados fornecidos via Cartão de Convocação, o link, usuário e senha que serão os mesmos do dia da prova.

- - - - -

A CONSULTEC e a INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/ÓRGÃO PROMOTOR da Seleção não se responsabilizam:

- Pela conexão de internet ou pelo compartilhamento de banda larga no local de provas escolhido pelo candidato.

- Pela ausência ou interrupção do fornecimento de energia elétrica no local.

- Pela configuração ou atualização de programas/equipamentos/microcomputadores/desktop/câmera, etc. utilizados pelos candidatos durante a realização de suas provas.

- Ou por qualquer custo com operadoras de telefonia, ou provedores de banda larga para acesso à internet para prestar as provas do Processo Seletivo.  

Para mais informações acesse todos os documentos oficiais e tutoriais publicados ou contate-nos: residente.defensoria@aietec.com.br

Boa sorte e boa prova!