CÓPIA DO EDITAL ENCAMINHADO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

 

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL

POLÍCIA MILITAR

DIRETORIA DE PESSOAL

SEÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

 

 

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS MILITARES COMBATENTES MASCULINO

EDITAL Nr.  0003/2006 – CFSd/DP/PMRN

 

 

Ementa: ENTREGA DO CARTÃO DE CONVOCAÇÃO E CONVOCAÇÃO PARA O EXAME INTELECTUAL (PROVA OBJETIVA)

 

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR, usando das suas atribuições legais e conforme o previsto no artigo 37, caput, incisos II e IV, da Constituição Federal; no artigo 26, incisos II, III e IV, da Constituição Estadual, na Lei Complementar nº 192, de 15 de janeiro 2001, e no Decreto nº 15.293, de 31 de janeiro de 2001, torna pública as orientações referentes à entrega do Cartão de Convocação e a Realização da 1ª etapa – Prova Objetiva - do Concurso Público de Provas destinado ao PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS-MILITARES COMBATENTES MASCULINO/2006, para exercer suas funções na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, de acordo com as seguintes especificações:

 

I – DA ENTREGA DO CARTÃO DE CONVOCAÇÃO

 

1. A entrega do Cartão de Convocação será realizada no período de 26 a 28 de janeiro de 2006, das 08:00h às 17:00h, exclusivamente na Cidade da Sede (Região) escolhida pelo candidato no ato da inscrição  para realizar a Prova Objetiva, conforme o que se segue:

                1.2. Região I - Academia de Polícia Militar Cel Milton Freire de Andrade, Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n, Lagoa Seca, Natal; 

       Região II - Sede do 2º BPM, Rua Aldemir Fernandes, s/n, Bairro Aeroporto, Mossoró.

       Região III - Sede do 6º BPM, Rua Major Lula, 851, Bairro Paraíba, Caicó.

       Região IV - Sede do 7º BPM, Rua Joaquim Torquato, 1091, São Judas Tadeu, Pau dos Ferros.

       Região V - Sede do 10º BPM, Rua João Celso Filho, s/n, Quinta do Farol, Assu.

       Região VI - Sede da 1ª CIPM, Rua Pe. São Clemente, s/n, Centro, Macau.

       Região VII - Sede do 8º BPM, Rua Prof. Mário Pinotti, 168, Alto de São Sebastião, Nova Cruz.

                1.3. Este item retifica o item 4.1.7 do Edital de Abertura das Inscrições Nr. 001/2005 CFSd/DP/PMRN.

2. A entrega do Cartão de Convocação será feita somente ao candidato, mesmo que a inscrição tenha sido realizada por Procurador, mediante a apresentação de uma fotografia recente 3X4 e do documento de identidade com o qual se inscreveu.

                2.1. O Cartão de Convocação vale como confirmação da inscrição e indica o local de realização do EXAME INTELECTUAL. Ao recebê-lo o candidato deverá conferir com o máximo cuidado todos os dados nele impressos. Uma vez constatado erro o candidato deverá solicitar a correção dos dados no dia da realização do Exame Intelectual - Prova Objetiva, ao Coordenador de aplicação da Prova.

                2.2. No ato do recebimento do Cartão de Convocação, o candidato deverá assinar o Protocolo de Recebimento do mesmo.

 

II – DA REALIZAÇÃO DO EXAME INTELECTUAL (PROVA OBJETIVA)

 

1. A 1ª etapa (Exame Intelectual), de caráter eliminatório e classificatório, constará de uma prova objetiva, sem direito à consulta, elaborada e aplicada pela CONSULTEC e terá acompanhamento e fiscalização de integrantes de comissões designadas pelo Comandante-Geral da PM/RN.

2. A Prova Objetiva será realizada no dia 29 janeiro de 2006 nas cidades de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Caicó, Nova Cruz e Macau, conforme apresentado no Cartão de Convocação.

2.1 A Prova Objetiva, totalizando 100 (cem) questões de múltipla escolha, versando sobre assuntos em nível de Ensino Médio, será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos,e será constituída das seguintes Sub-Provas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia Geral/Geografia do RN, História, Atualidades, Aspectos Geoeconômicos /RN.

2.2. Para ser considerado selecionado no Exame Intelectual o candidato deverá obter aproveitamento final igual ou superior a 50% do total de pontos da Prova Objetiva, resultante do somatório dos acertos de cada sub – prova.

2.3. Será eliminado o candidato que tirar zero em qualquer sub - prova ou que não atingir o rendimento mínimo estabelecido acima. 

3.Os portões dos estabelecimentos de realização das provas serão abertos às 12:00h e fechados, impreterivelmente, às 13:00h (horário-local).

4. O tempo de duração da Prova será de 05 (cinco) horas, improrrogáveis e o candidato somente poderá retirar-se da sala de realização da prova após transcorridas 04 (quatro) horas do seu início, sem levar consigo o Caderno de Provas, que será entregue ao fiscal junto com a Folha de Respostas, devidamente assinada.

5. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude do afastamento do candidato da sala de prova, seja qual for o motivo por este alegado.

6. Para acesso à sala de Prova o candidato deverá:

6.1. obrigatoriamente, assinar no espaço próprio do Cartão de Convocação (Via Consultec), em poder do Fiscal;

6.2. estar munido do Cartão de Convocação, do documento de identidade original (o mesmo com o qual se inscreveu) e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

7. O documento de identidade apresentado deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (fotografia e assinatura).

7.1. Não serão aceitos protocolos ou quaisquer documentos que impossibilitem a identificação do candidato, como carteiras de estudante, título eleitoral, carteira de habilitação (modelo antigo) e carteiras funcionais, sem valor de identidade. Da mesma forma, não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada.

8. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização da Prova após o horário fixado para o seu início, nem daquele candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida neste Edital, sendo eliminado do Concurso Público, em ambos os casos.

9. Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, fora do espaço físico, data e horários predeterminados no Cartão de Convocação, nem em cidade diferente do especificado no Cartão de Convocação do candidato.

10. Durante a realização da Prova não será permitida consulta a livros, apostilas ou a qualquer outro tipo de material impresso. Da mesma forma não será permitido o manuseio de aparelhos eletrônicos de qualquer natureza, nem telefone celular. Caso o candidato esteja portando qualquer dos equipamentos descritos neste item, deverá entregá-lo à Coordenação, antes do início da prova, recebendo-o ao final.

11. Os sanitários serão fechados 1 hora antes do término previsto para a realização da Prova.

12. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas no Caderno de Prova e na Folha de Respostas.

13. Será eliminado, sumariamente, do Concurso, e terá sua prova anulada o candidato que:

a) ausentar-se da sala de Prova sem permissão do Fiscal ou praticar ato de incorreção ou descortesia para com os responsáveis pela aplicação das provas;

b) utilizar-se de quaisquer fontes de consulta;

c) utilizar-se de aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.);

d) for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por gestos com outro candidato;

e) não devolver a Folha de Respostas;

f) deixar de assinar a Lista de Presença e a Folha de Respostas;

g) não atender às determinações regulamentares previstas para este Concurso.

14. Não será permitido o acesso para a realização dos exames de candidatos portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, óculos escuros, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.), devendo, caso esteja portando qualquer dos equipamentos descritos neste item, entregá-lo a algum integrante da Coordenação, antes do início da prova, recebendo-o ao final. Se o candidato for flagrado com quaisquer desses equipamentos durante a realização da prova, será imediatamente eliminado, caracterizando-se tentativa de fraude.

15. O preenchimento da Folha de Respostas, único documento válido para a correção eletrônica, será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas no Caderno de Prova, na Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcações incorretas.

16. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato, nem será permitido que as marcações na Folha de Respostas sejam feitas por outras pessoas.

17. Os três últimos candidatos a terminarem a prova em cada sala ou local de prova só serão liberados quando todos a tiverem concluído e com seus nomes registrados na ata da prova, pela fiscalização;

18. O gabarito da prova será divulgado no dia 30 de janeiro de 2006, através dos sites www.consultec.com.br ou www.pm.rn.gov.br.

19. A CONSULTEC se reserva o direito de solicitar aos candidatos a identificação da coleta de impressão digital, visando garantir a segurança e a lisura do Concurso contra a tentativa de fraude.

 

 

III INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

1. Ficam Indeferidas as inscrições a seguir relacionadas, considerando a natureza do Concurso que se destina ao preenchimento de vagas NO CARGO DE SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS-MILITARES COMBATENTES MASCULINO, evidenciando o caráter impeditivo de inscrição de candidatos declaradamente do sexo feminino.

 

 

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso.

 

 

Quartel do Comando Geral, em Natal, 25 de janeiro de 2006, 1180 da República.

 

 

 

COMANDANTE GERAL